Tagliarini com frutos do mar

Macarrão, massa ou pasta, o nome depende da região e também da preferência. Mas o que importa mesmo é que este prato é parte integrante da cultura culinária em vários cantos do mundo, inclusive (ainda bem) do Brasil.

Feito a partir de ingredientes simples: farinha, água, sal e as vezes ovos, o macarrão pode ter incontáveis formatos, variações e tipos.

Sua origem é até hoje disputada entre chineses, italianos e árabes. De acordo com alguns historiadores, Marco Polo – viajante e aventureiro italiano, teria levado este produto chinês para Itália. Outros rumores afirmam que foram os árabes levaram o alimento pra Sicília, por volta do século IX.

Histórias a parte, o fato é que devemos aos italianos tanto o engrandecimento da receita como a propagação desta delicia para o mundo.

Alimento saboroso e fácil, o macarrão vai do trivial ao glamour gourmet sem grandes artimanhas. E por sua versatilidade também pode cumprir tanto o papel de protagonista da refeição como ser um bom acompanhante de carnes e peixes.

Aqui, vai uma receita deliciosa, com carinha meio gourmet, mas que é simples e rápida e pode te ajudar a impressionar amigos, namorada (o) ou simplesmente fazer um carinho pra você mesmo 😉

Tagliarini com frutos do mar

Ingredientes para 2 pessoas

100 gramas de tagliarini, nessa receita utilizamos massa com ovos mas você pode fazer com outros tipos de tagliarini (integral, sem ovos, fresca)

1 litro d’água

150 gramas de frutos de mar sortidos (normalmente compramos os kits 500g indicados para Paella)

½ cebola roxa picada (para peixes fica melhor)

1 dente alho picada

½ limão siciliano (pode ser o Taiti também)

5 colheres de sopa de azeite de oliva

Ervas aromáticas para peixe

Sal a gosto (recomendamos flor de sal ou sal marinho)

1 colher de chá de manteiga com sal

Montinho de macarrão

Montinho de macarrão

Preparo

Coloque os frutos do mar em um recipiente, tempere com 3 colheres de sopa do azeite, sal, ervas e o limão. Deixe marinando por uns 15 minutos para pegar bem o gosto.

Em uma panela refogue a cebola e o alho com o restante do azeite. Em seguida acrescente a marinada, incluindo o caldinho. Cozinhe por 5 minutos mexendo sempre para misturar bem os ingredientes.

Muito importante, se o mix de frutos do mar que você comprou tiver anéis de lula tenha cuidado para não cozinhar demais e ficar “borrachudo”.

Enquanto isso, ferva a água e coloque o macarrão para cozinhar.

Acompanhe o cozimento, assim que a massa chegar no ponto de sua preferência, para nós ao dente é o ideal, escorra a água e coloque a manteiga para ficar soltinha e levemente salgada.

Decoração do prato

Decoração do prato

Montagem

Para ficar com um aspecto mais bonito no prato, use um garfo grande (de churrasco), enrole o macarrão dentro da panela e coloque no prato fazendo uma montanhazinha. Despeje os frutos do mar ao redor e em cima, não esquecendo do caldinho.

Montagem do prato

Montagem do prato

Decore com ervas frescas e sirva acompanhado de um Sauvignon Blanc (harmonização clássica).

Outras opções: Chardonnay ou Viúra espanhol de Rioja (Viúra é uma uva nativa da região também conhecida como Macabeo e muito utilizada no espumante típico da Espanha, o Cava).


'Tagliarini com frutos do mar' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here