Suflê de Chocolate com leite condensado

Sabe quando dá aquela vontade de comer doce diferente, você quer chocolate mas não da forma convencional. Também não quer nada muito pesado, mais precisa de açucar! Pra um dia assim que tal um suflê? Delicado e super aerado o soufle é uma receita que fica ainda mais leve e elegante que a mousse e pode ser uma opção para uma sobremesa especial.

No geral, este clássico da cozinha francesa, é muito mais conhecido pela versão salgada (que também é uma delícia) mas acredite a variante doce também será um carinho para o seu paladar.

A base das receitas, tanto para as doces como para as salgadas, é a clara de ovo batida em neve. E é nela que mora o segredo do suflê, só com a clara em neve muito é que se consegue uma massa leve porém firme.

Soufflé em francês, significa respirar com facilidade, sopro. E essa é a ideia, a massa deste prato deve ficar bem aerada ou respirada, quase uma espuma. Bem levinha, sutil.

Existem diversos modos de preparo, aqui nós vamos dividir com vocês a receita que sempre usamos e que é mais próxima da tradicional francesa.

Leve, aerado e irresistível!

Leve, aerado e irresistível!

Ingredientes (para 03 ramekins médios)

200ml de leite integral

50gr de farinha de trigo

50gr de manteiga sem sal

100gr açúcar granulado

3 gemas de ovo

Claras em neve de 5 ovos

Chocolate meio amargo 70%cacau (ou outro tipo, a gosto)

1 pitada de sal

20gr de leite condensado

Preparo

Com um papel toalha ou pincel, unte os 03 ramekins com manteiga e em seguida polvilhe açúcar para que as paredes internas fiquem inteiras recobertas.

Em uma tigela, junte a farinha, o sal e a manteiga e misture todos os ingredientes com a mão até obter uma mistura homogênea, reserve.

Coloque o leite com o açúcar no fogo até obter fervura (guarde um pouco de açucar, cerca de uma colher de sopa, vamos precisar dela daqui a pouco) desligue o fogo. Adicione a mistura de farinha, o chocolate, as 3 gemas e misture bem. Reserve.

Bata as claras em neve e adicione o açúcar que sobrou. Um truque para saber se a clara em neve está no ponto é virar o recipiente (mas faça devagar, por favor) e ver ela não cai, quando ela estiver bem firme e sem se mexer está no ponto.

Agora misture tudo devagar até que tudo fique cremoso e depois encha os ramekins completamente até em cima.

Coloque os ramekins numa assadeira e leve ao forno pré aquecido a 200C por cerca de 15 minutos ou até o suflê crescer dentro dos potinhos.

Retire do forno com cuidado e polvilhe açúcar refinado. Com uma colher faça um furo no meio do suflê e coloque o leite condensado. Sirva na sequência, senão ele pode murchar.

E o gran finale com leite condensado!

E o gran finale com leite condensado!

Uhmmmmm aproveite cada colherada!


'Suflê de Chocolate com leite condensado' has 1 comment

  1. 06/16/2015 @ 19:10 Ana Sitta

    Aaaaahhhhh, a foto ficou sensacional!!! Não tinha visto ainda…

    Leitores, eu estava lá no dia dessa foto e pude provar o suflê, estava DI-VI-NO!!!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here