Sobre tradições romenas e bolo de fubá

Semanas atrás fui convidada para participar do tradicional jantar em comemoração ao Dia internacional da Mulher, feito pelo Colégio onde nossa professora de Romeno/Inglês/Italiano leciona. 

Entre tantas coisas, digamos pitorescas, a mais divertida foi descobrir que eles dançam. Sim, qualquer festa romena que se preze (casamentos, confraternizações, aniversários …) tem música ao vivo e TODOS dançam.

Tanto o repertório musical com os passos são bem particulares e seguem as linhas da tradicionais danças Sârbă e Horă. Em ambas os movimentos são ritmados e repetitivos e as pessoas dançam formando uma roda. A maior diferença é que a Sârbă, além de ter passos e música são bem mais rápidos, pode ser dançada também em duplas ou trios.

Festa Romena

A bebida que rega a festança é a Palinca, forte como a nossa cachaça! Nas outras fotos, trechos do arrasta pé e a self com a Maria!

Maria, minha professora, explicou que na Romênia as danças são parte importante das celebrações em geral, e que este costume foi herdado dos antigos camponeses.

Se tiver curioso e quiser se divertir mais um pouco, aqui tem clipes e explicações sobre todas as danças típicas do país, o site está em romeno, mas os vídeos já são suficientes para ver passos, músicas e roupas.

Bom, na hora que o “baile” começou, a primeira coisa que me veio à cabeça foram as Quadrilhas de São João!!! E claro que tive uma vontade gigante de gritar “olha a cobra uhhhhhh”…  “é mentira ahhhh” … “a ponte quebrou uhhhh” …. ah, que saudades de um bom Arraiá com dança, bandeirolas e aquelas comidinhas deliciosas!!

Bolo de fubá com coco

Bolo quentinho, coisa mais linda e cheirosa! Cozida com aroma de Brasil.

E já que não pude fazer o grito da Quadrilha e estamos longe de ter estes festejos por aqui, pra matar um pouquinho o desejo saudoso, apelamos pra cozinha pra fazer uma das melhores coisas das festas juninas, o Bolo de Fubá.

Por sorte ainda tínhamos meio pacote de Fubá contrabandeado de Portugal!

Fubá mimoso

Pois bem, a receita que uso, além de ser uma deliciosa, é um legado familiar que traz sempre doces lembranças da minha vó Tereza e também da nossa querida tia Bilú (os bolos destas duas estão no top dos melhores bolos de fubá do mundo!).

O preparo é bem simples, o bolo fica super úmido e mesmo depois de um ou dois dias, ele continua fofinho e molhadinho.

Segundo minha vó Tereza, o grande segredo deste bolo é cozinhar o fubá antes do preparo. Sei que pode parecer estranho, mas isso faz toda a diferença, deixando o bolo mais leve e aerado.

Então bora pra receita, mas antes um alerta, esse bolo é deliciosamente viciante 🙂

Ingredientes

2 xícaras de fubá

2 xícaras de leite

2 xícaras de açúcar (não muito cheias)

1 xícara de óleo

3 ovos

1/2 xícara de coco ralado ***

1 colher de sopa de fermento químico

*** Outras variações que também dão um toque especial: erva-doce, goiabada cortada em cubinhos ou lavanda.

Preparo

1. Coloque em uma panela, o fubá, o leite, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo médio mexendo até engrossar e virar um mingau (até começar a soltar do fundo).

Desligue o fogo e deixe descansar até amornar.

2. Separe as claras e bata as claras em neve. Reserve.

3. Junte à massa cozida: as gemas e o coco, bata até a massa ficar homogênea.

4. Por último acrescente as claras em neve e o fermento, bata delicadamente até incorporar.

5. Coloque em uma forma untada e enfarinhada.

6. Leve para assar em forno preaquecido à 180 °C, por aproximadamente 40 minutos.

Pronto! Aí, é só fazer um cafezinho ou um chá e ser feliz!

Escrevendo e degustando o bolo quentinho, saído do forno.

Ah, uma dica. Se quiser deixar o bolo mais bonito e docinho pode fazer uma cobertura de beijinho.

Preparo da cobertura: em uma panela, adicione 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e cozinhe até que fique firme (desgrudando do fundo da panela). Desligue o fogo, acrescente 4 colheres de sopa de leite de coco e misture bem.

Desenforme o bolo e espalhe a cobertura por cima. Decore com coco.

Bom apetite!



'Sobre tradições romenas e bolo de fubá' has 1 comment

  1. 03/23/2018 @ 10:04 Erica

    Nossa quase deu para sentir o cheirinho do bolo ficando pronto e espalhando pela casa melhor que incenso!!! Adorei a dica!!! Vou fazer!!!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here