Sobre a Wine Weekend

Na primeira semana de julho aconteceu, aqui em São Paulo, a sexta edição da Wine Weekend, considerada uma das maiores feiras do setor para o consumidor final na América Latina. Com presença de produtores, distribuidoras, importadoras e mais de 2000 rótulos de vinhos de diversas partes do mundo. Imagine, pra nós, um verdadeiro parque de diversões!

Além da grande variedade de vinhos, por lá conhecemos também alguns produtores de cachaça e cerveja especiais. E como bons curiosos demos uma esticadinha a pequena exposição sobre a história do vinho aqui na terrinha “Seis Séculos de Vinho no Brasil”.

Cachaças do Sr. Eli Werneck - Tradicional, Ouro e Prata

Cachaças da Werneck – Prata, Ouro e Tradicional

Por não ser uma feira para especialistas do assunto, a proximidade e a informalidade, além (é claro) dos excelentes vinhos, foram grandes atrativos. Pudemos conversar com representantes e conhecer melhor histórias desde vinícolas tradicionais como Barons de Rothschild até representantes de excelentes vinhos brazucas (sim, bons vinhos brasileiros) pouco conhecidos por aqui, e que são uma delicia.

Mas sem mais delongas, vamos as nossas principais descobertas e aventuras.

No stand de Portugal, tivemos a oportunidade de conhecer a Sra. Leonor Freitas herdeira- proprietária da vinícola Casa Ermelinda que produz uma carta de vinhos bastante conhecida com rótulos fáceis de encontrar por aqui. Uma senhora elegante e simpática que fez questão de nos contar a história da serie especial do vinho Leo D’Honor que vem acompanhado de um livro comemorativo e um DVD com informações da vinícola.

Outra boa surpresa vinda de terras portuguesas, da região do Douro, foi o Rosé Caves Santa Marta do Sr Francisco representante da cooperativa regional e profundo conhecedor das historias dos vinhos desta região.

Da França, pudemos experimentar alguns deliciosos vinhos e entre eles fomos presenteados com a degustação do Champagne Barons de Rothschild Brut.

Alguns rótulos da Baron de Rothschild

Alguns rótulos da Baron de Rothschild

No stand da África do Sul o pessoal da importadora Qual Vinho? nos apresentou incríveis tintos da uva Pinotage e brancos de Chenin Blanc. Adoramos.

Na Wine&Co, importadora e distribuidora conhecemos alguns rótulos dos nossos hermanos argentinos. Saímos de lá apaixonados e com duas garrafas um Urraca Cabernet Sauvignon 2009 (delicioso) e uma garrafa autografada (sim, tietamos o produtor) de um Proemio Malbec 2014, que já está bom pra beber, mas que, segundo o produtor, estará no auge no ano que vem. Vai ser dificil, mas vamos esperar.

E nossa mais feliz surpresa, foram os vinhos brasileiros da www.vinhosevinhos.com, entre nossos favoritos elegemos dois vinhos da Casa Venturini, um Tannat Reserva 2012 premiado no GP Vinhos do Brasil e um delicioso Chardonnay que há seis anos está na lista dos vinhos mais representativos do Brasil.

vinhos brasileiros

Vinhos brasileiros da Vinhos & Vinhos, vários rótulos com altas pontuações e prêmios.

Pra nós, esta feira teve um papel importante não apenas para apresentar rótulos e produtores a um mercado que acaba sempre comprando mais do mesmo, mas também por ajudar a quebrar alguns preconceitos que ainda existem como vinho ser bebida de elite, ser apenas para o frio ou que vinho bom é vinho caro. Vinho é para qualquer momento, qualquer clima e sim acessível.

Provamos bons rótulos de 30 a 1.500 reais e fomos atendidos com a mesma simpatia e solicitude por todos os expositores que muito atenciosamente davam verdadeiras aulas sobre os vinhos, vinhedos e produções.

Depois de uma divertida tarde e tantas histórias difícil mesmo seria eleger apenas um favorito.

Fomos embora com oito garrafas (isso porque a gente se segurou muito) e bem felizes com nossas descobertas. Já aguardamos pelas próximas 🙂


'Sobre a Wine Weekend' have 2 comments

  1. 07/13/2015 @ 15:24 cristiano santos

    Esse evento só acontece uma vez por ano?
    É aberta ao público ou apenas para profissionais do setor?

    Reply

    • 07/13/2015 @ 16:09 entrepanelasetacas

      Cris, este evento acontece apenas uma vez por ano e confessamos que só descobrimos por sorte pois não vimos divulgações.
      É sim uma feira voltada ao público (consumidores finais), e este é um dos pontos mais interessantes pois é um evento cujo objetivo é possibilitar que as pessoas possam experimentar e conhecer um pouco mais sobre vinícolas, distribuidoras e seus rótulos.
      Abraços, Mauro&Tati

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here