Ratatouille

Morar juntos é uma tarefa que inclui novas descobertas, paciência e diversão. Juntar as diferenças e aprender a conviver com as manias e jeitos do outro por vezes não é lá muito fácil rs! mas o mais legal é a soma ou complemento das afinidades.

Nós descobrimos neste tempo morando juntos que temos várias coisas divertidas em comum (ou que pelo menos se encaixam), comer e beber como já sabem, fazer passeios estranhos como fazer visitas a mercados, mercadinhos, feiras, mercearias e afins, museus, fotografia, cinema e em especial animações. Nós dois simplesmente AMAMOS!

Aí, somando nossas listas de filmes preferidos entre tantos iguais que gostamos, encontramos uma animação que é demais e que nós dois adoramos, o Ratatouille. O filme, assim como o prato, tem coisas que nos fazem viajar e recordar bons momentos. Lembrar de Paris, da culinária francesa que realmente é um esporte nacional, dos prazeres de cozinhar e transformar coisas simples em um prato delicioso, de como utilizar temperos para realçar os sabores dos alimentos que é a parte que o Mauro mais gosta.

Comida simples e muito saborosa, o ratatouile, é um prato típico francês originário da região de Provença famosa pela produção de especiarias, ervas finas, azeites e uma culinária conhecida como Cuisine du Soleil, que se baseia nos produtos típicos de cada estação do ano, além de tudo isso é também o nome daquele filme de animação do ratinho que muita gente conhece e gosta muito, assim como nós.

Ver o ratinho do filme impressionar um renomado critico gastronômico com ingredientes simples e fáceis de fazer nos motivou a fazer a mesma coisa quando o filme acabou em um domingão chuvoso. Depois de algumas pesquisas por receitas típicas e outras nem tanto, resolvemos criar nossa versão para o clássico da cozinha francesa e a receita está abaixo para vocês.

Modo de preparo

Ingredientes

Ingredientes:

1 abobrinha cortada em rodelas finas

1 berinjela cortada em rodelas finas

2 tomates cortados em rodelas finas

Sal

Pimenta do reino

Azeite para regar

Queijo ralado para gratinar

Para o molho:

5 tomates picados, sem pele e sem sementes

Passata de Tomates (Ou molho de tomate sem sabor)

1 dente de alho picado

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de azeite

Pimenta vermelha em pó

Ervas de provença

Sal

Pimenta-do-reino

Molho para Ratatouille

Molho para Ratatouille

Molho:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho

Acrescente os tomates e deixe refogar até ficarem macios

Acrescente o sal, a pimenta do reino, ervas de provença (alecrim, manjericão e tomilho substituem) deixe apurar por 1 minuto.

Alguns gostam de passar o molho no processador, mas como a idéia é tentar ser mais tradicionalista, em nossa receita deixamos o molho reduzir naturalmente no fogo baixo por mais 5 minutos e nesse momento acrescentamos pimenta-do-reino e pimenta vermelha para dar mais aroma.

Reserve

Montagem do Ratatouille

Montagem do Ratatouille

Montagem:

Em um refratário coloque uma camada do molho

Alternadamente coloque as rodelas de tomate, berinjela e abobrinha

Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e cubra com papel manteiga ou alumínio do tamanho do refratário, formando uma tampa para evitar que o molho seque.

Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios, quando ficarem macios, retire do forno com cuidado, polvilhe queijo ralado e volte ao forno por 5 minutos para gratinar

Ratatouille

Ratatouille

Nós gostamos de servir com pão italiano, ou pães variados de sua preferência.

E pra acompanhar os vinhos roses são uma ótima opção de harmonização, são com eles que o prato é servido na região de Provence. Se for de tinto, o ideal são os jovens, frutados, bem aromáticos e sem passagem por barrica. Um bom Dão ou um italiano Montepulciano d´Abruzzo podem ser interessantes. Agora se quiser acompanhar seu ratatouille com branco a sugestão são os secos e aromáticos, como os brancos do sul da França ou Chardonnays chilenos.


'Ratatouille' have 3 comments

  1. 05/27/2015 @ 23:08 Kelly Bettio

    Sensacionaaaal !!!! nossa eu fui pra França, conheci um cheff francês de um restaurante Veggie e acabei não indo comer o tão sonhado Ratatoule ! Depois, em Barcelona pude provar um à moda Holandesa !!! Rs cada História! Mas enfim ! Amei o Blog ! Este Ratatoule está digno do filme da Disney!

    Reply

    • 05/27/2015 @ 23:10 Kelly Bettio

      I mean rs Ratatouille !!!!!!!!

      Reply

    • 05/28/2015 @ 10:07 entrepanelasetacas

      Obrigado Kelly!

      Ficamos felizes que você tenha gostado. A receita é super simples de fazer, experimente! Se precisar de dicas é só perguntar.

      Mauro&Tati

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here