Londres e seus museus, tudo de bom!

Londres é, pra quem gosta de cidades cosmopolitas, absolutamente tudo de bom! A capital da Inglaterra (e também do Reino Unido) consegue unir tradição e modernidade, agitação e tranquilidade, beleza, cultura, clássico, punk e rock com total harmonia e muito charme.

E o melhor, tem uma quantidade enorme de coisas Admission free (entrada gratuita)!

Confesso que o custo da cidade me preocupou bastante no início, pois iria num esquema beem “estudante”, com grana contadinha e tempo restrito (tinha 6 horas de aula todos os dias).

Por fim, depois de uma breve pesquisa descobri que Londres pode não ser uma cidade tão cara como dizem, tudo dependendo do tipo de turismo que você fizer.

Eu, como gosto de explorar a vida local, optei alguns dias por andar a pé explorando as ruas e mercados locais, também fui a alguns parques, vi a troca da guarda Real e visitei vários museus.

De tudo o que vi/fiz em Londres, acho que o que mais salvou meu bolsinho, foram mesmo os museus pois todos que visitei e quase todos que estavam no meu roteiro tinham entrada gratuita \o/

Então, aqui vão minhas indicações de museus para uma estadia divertida e baratinha.

Ah, se você já torceu o nariz e pensou “não gosto de arte”, “ah, mas museu”, “museus não são meu estilo” ou qualquer coisa assim, peço que repense.

Londres tem museus para todos os gostos e idades. Tem desde museus de arte clássica e contemporânea, museus de ciência, tecnologia, história, armas e até museus dedicados a personalidades como Freud, Churchill e personagens como Sherlock Holmes.

Museus que fui e recomendo

1. British Museum

Super interessante! Aqui é possível ver, literalmente, pedaços da história da humanidade. Sua gigante coleção contém peças desde alguns milhares de anos antes de Cristo até a modernidade.

Ele é uma das principais atrações de Londres, com quase 7 milhões de visitantes todo ano.

Aberto ao público desde 1759, ele é um dos museus mais antigos do mundo e seu acervo está entre os maiores e mais importantes que existem.

Esculturas egípcias

Durante seus mais de 260 anos, o museu só esteve fechado durante o período das Guerras Mundiais. E desde seu início o British oferece entrada gratuita a todas “as pessoas estudiosas e curiosas”. Exceto para exposições temporárias, que costumam ter entrada paga.

Se quiser saber mais, veja nosso post sobre o museu aqui.

2. National Gallery

Localizada no coração de Londres, bem em frente a famosa e vibrante Trafalgar Square essa galeria também faz parte da lista de pontos mais visitados da cidade.

Ela é a maior pinacoteca (Museu de Pintura) do Reino Unido e é ali que você poderá ver obras super consagradas como Os girassóis, de Van Gogh, A toalete de Vênus de Diego Velázquez, Virgem das Rochas de Leonardo da Vinci, Vênus e Marte de Sandro Botticelli além de Monet, Caravaggio, Picasso, Rembrandt … tudo sem gastar nada!

Os Girassóis e a Fazenda perto de Auvers de Van Gogh

A entrada é gratuita, assim como no British Museum apenas as exposições temporárias são pagas.

Se você gosta de arte, coloque um calçado confortável e prepare-se para encher seus olhos e sua alma com a impressionante beleza deste imenso acervo.

3. Design Museum

Apesar de não ser parte dos roteiros turísticos tradicionais, o Museu do Design em Londres é lugar obrigatório para quem se interessa pelo passado e o futuro do design, mas também pode ser interessante e divertido mesmo para quem não é especialista no assunto.

As exposições, muito bem curadas, giram em torno de temas relacionados à arquitetura, moda e tecnologia e acabam retratando um pouco da história e da evolução dos costumes.

Exposição Olivetti

O museu não é muito grande mas é bem interessante. Super recomendo.

O prédio onde está instalado é uma atração à parte. Sua arquitetura minimalista com muito vidro e um teto de cobre faz com que ele se destaque entre o parque (Holland Park) e os prédios ao redor.

Seu interior segue a mesma linha minimalista, com um enorme átrio em madeira clara e concreto, e uma bela e larga escadaria com bancos que nos convidam a sentar e curtir o entorno.

O museu abre todos os dias das 10:00 às 18:00 e tem horário estendido até às 20:00 na primeira sexta-feira de cada mês. A entrada também é gratuita.

Endereço: 224-238 Kensington High Street, London, W8 6AG

4. Victoria and Albert Museum

O V&A, como é conhecido, mostra 5.000 anos de arte, decoração e design, desde os tempos antigos até os dias de hoje.

O acervo, belíssimo, conta com mobílias, louças, quadros, esculturas, joias, tecidos, peças de roupa e muitos outros elementos interessantes que remontam épocas passadas.

Coleção de cerâmicas do V&A

Como o V&A é bem grande, tentei escolher algumas partes pra melhor organizar minha visita, mas tenho que assumir minha curiosidade não permitiu e por fim me deixei levar pelas galerias e corredores sem preocupação.

Hall de entrada do Museu

Outra coisa legal deste museu é a localização, pois ele fica bem pertinho de outros dois ótimos museus: o Natural History Museum e o Science Museum.

Como os anteriores, o V&A tem entrada gratuita para o acervo fixo. Então, se estiver por ali, passe e dê ao menos uma espiada, vale muito a pena.

Ah, importante, dentro do museu tem algumas opções para comer e/ou tomar um café, inclusive um café no jardim que abre o ano inteiro (dependendo das condições climáticas).

Ele abre todos os dias das 10:00 às 17:45 (exceto 24,25 e 26 de dezembro). Às sextas-feiras tem horário estendido até às 22:00.

Endereço: Cromwell Road, London, SW7 2RL

5. Natural History Museum

Por último, mas não menos importante e empolgante, o Natural History Museum, ou Museu de história natural de Londres. Que também é gratuito!

Entre os muitos museus da cidade, acredito que este seja um dos mais ecléticos com relação ao público, pois o tema “A vida no planeta Terra e as suas diferentes formas de vida ao longo de milhões de séculos” interessa e fascina tanto crianças como adultos.

Viagem ao centro da Terra

De acordo com o site do museu o acervo conta com mais de 70 milhões de espécimes entre elas o extinto Dodô, esqueletos, meteoritos de marte, rochas, fósseis etc…

O prédio impressiona tanto por fora, como em seu interior. Logo na entrada, o museu já te conquista com o enorme esqueleto de uma baleia azul preso ao teto do gigantesco e belo hall.

Hall de entrada e o esqueleto gigante de uma Baleia Azul

Nas salas, além das peças em exposição existem atrações e/ou demonstrações interativas que apresentam de forma simples e didática como as coisas funcionam.

Ele é mais um dos pontos imperdíveis de Londres, principalmente se estiver com criança(s).

O museu funciona todos os dias das 10:00 às 17:50 (exceto 24,25 e 26 de dezembro). A visita é gratuita para a exposição fixa. Ele também oferece eventos e atividades especiais gratuitos e pagos, veja no site

O endereço é Cromwell Road, London SW7 5BD

Museus que estavam na minha lista, mas que tristemente não deu tempo de ir:

1. Tate Modern

Sediado no prédio da Central Elétrica de Bankside, Tate Modern é o Museu de Arte Moderna mais importante do Reino Unido e o mais visitado em sua categoria, superando o MoMA de NY e o Reina Sofía de Madrid.

Seu acervo dispoe de obras de artistas importantes como Pablo Picasso, Dalí e Andy Warhol.

Aberto de domingo a quinta das 10:00 às 18:00 e de sexta a sábado das 10:00 às 22:00, com entrada gratuita.

2. Science Museum

Dedicado ao mundo da ciência e da tecnologia esse museu apresenta de forma interativa e divertida a história de mais de 300.000 inventos que determinaram o curso da história.

Ideal para crianças e adultos curiosos, com espírito investigador.

E adivinha, esse também tem entrada gratuita. Apenas eventos, atividades extras e exposições temporárias são pagas. Aberto todos os dias das 10:00 às 18:00 (exceto 24 a 26 de dezembro).

3. Imperial War Museum of London

O Imperial War Museum ou Museu imperial da Guerra oferece um acervo bastante rico com uma infinidade de artefatos como aeronaves, tanques, armas, uniformes, fotos, documentos e esculturas.

Entre tantas galerias, os destaques são as exposições sobre as duas grandes Guerras Mundiais e a exibição permanente sobre o Holocausto. Outra coisa que chama a atenção, é um pedaço do antigo muro de Berlim que fica bem na entrada do Museu.

O IWM abre todos os dias das 10:00 às 18:00 (exceto 24 a 26 de dezembro), e é grátis.

4. National Portrait Gallery

Esta galeria, como o próprio nome diz, é dedicada a retratos de pessoas que de alguma forma contribuíram e estão contribuindo para a história e a cultura.

Além de pinturas, o museu também tem esculturas, fotografias, caricaturas e vídeos não só de pessoas da realeza (como você pode estar imaginando) mas também de artistas, atletas, músicos, escritores, cientistas, atores, pensadores e políticos.

Ela fica bem pertinho da Trafalgar Square e do National Gallery. A visita ao acervo fixo é grátis e o museu fica aberto todos os dias das 10:00 às 18:00, as sextas-feiras o horário de fechamento é às 21:00.

5. Museum of London

Este museu é dedicado a complexa e interessantíssima história da capital londrina.

A mostra começa antes mesmo da cidade existir com peças da idade da pedra, passando pelos periodos das grandes guerras, pelo fatídico incêndio de 1666 até chegar aos dias de hoje.

Aberto todos os dias das 10:00 às 18:00, entrada gratuita.

6. Churchill War rooms

De toda a lista, esse é o único museu pago. Ainda assim, ele merece um lugarzinho no roteiro principalmente para os curiosos e amantes das histórias da Segunda Guerra Mundial, pois foi deste bunker (sim, o museu fica num bunker) que o famoso primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, comandou as forças armadas britânicas.

Entrada do Museum

A entrada é paga, os preços variam de acordo com a idade e o local de compra do ticket. Pelo site os ingressos tem desconto de 10%.

Definitivamente, é possível curtir (muito) Londres mesmo com o bolsinho apertado!

Bons passeios, see you later!!

 

Tati Basilio

 

 


'Londres e seus museus, tudo de bom!' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here