Mais uma ideia para o dia dos namorados

E aí, gostou da nossa ideia de namorar na cozinha?

Então aqui vão algumas dicas para você colocar essa ideia pra funcionar e também mais uma sugestão de menu harmonizado, caso você não tenha gostado da primeira opção (se quiser também fazer seu menu misturando estes dois).

Bom, pra começar vamos as dicas. A primeira coisa, se você não é dos mais habilidosos(as) na cozinha, é organização.

Comece separando todos os ingredientes que irá usar. Faça porções deles em recipientes conforme as medidas da receita, com isso a coisa caminha fácil. Acredite, existe uma dinâmica pra cozinhar e depois que você aprender como ela funciona, certamente se sentirá mais a vontade na hora de preparar uma nova receita.

Se vai precisar de ingredientes picados como tomates, cebola, alho, batata e etc faça isso logo no início do processo, antes de colocar as coisas no forno/fogão. A partir do momento que começa o cozimento no fogo, fica mais complicado picar coisas ou ter que procurar itens da receita. Com o tempo (e os erros) a gente aprende, mas como estamos falando de um jantar especial (que queremos que fique perfeito) programado para ser feito a quatro mãos, é melhor já ter tudo preparado.

Outra coisa importante, menos é mais

Na cozinha essa regra vale, e muito, melhor ter uma comida com pouco sal que você possa corrigir no final do que muito sal e estragar tudo! Imagine passar do ponto da pimenta? Complicado né? Então cuidado, não exagere nos condimentos, especiarias e temperos. Eles são ótimos quando usados na medida para realçar o sabor e o aroma da comida, mas não para serem o prato principal.

Aproveite o momento para interagir com seu parceiro(a). Abra um vinho e enquanto temperam (adicionando tudo aos poucos) vocês vão experimentando, trocando percepções sobre o paladar da comida e sua harmonização com o vinho escolhido.

Use fogo baixo

Com exceção da fervura da água, cozinhar em fogo baixo é muito melhor, sim demora mais, mas quem está com pressa? A ideia é namorar na cozinha, sendo assim curta esse momento, deixe que os alimentos encorporem os temperos. Pra dar um toque no clima, escolha uma boa trilha sonora e vá percebendo o aroma preencher o ambiente aos poucos.

Capriche no visual

O visual é muito importante, afinal comemos também com os olhos. Assim quando finalizar capriche na montagem dos pratos. A comida deve despertar desejo, instigando não só o paladar e o olfato mais também os olhos.

Quando você conheceu seu namorado(a), qual foi a primeira coisa que você fez? Olhou pra ele(a), não foi? Pois é, com a comida deve ser igual.

Bom, chega de falar, vamos para o menu!

Entrada

Trouxinhas de presunto cru com mini rúcula (ou agrião) com molho balsâmico e mel. A combinação do sal do presunto com o mel irá aguçar seu paladar para o próximo prato.

Pintxos de Rúcula com presunto parma

Pintxos de Rúcula com presunto parma

Principal

Bretão de carne com purê de mandioquinha. Apesar de fácil de fazer, não esqueça que esse prato requer um tempo maior de preparo, se for optar por esse menu, comece cozinhando ele primeiro.

Pra harmonizar a entrada + principal, propomos um tinto de corpo médio e aromático para acompanhar o aroma principalmente da carne. Sugestão de rótulos: o uruguaio Criado en Roble (corte: 45% Tannat, 40% Syrah e 15%Merlot), o argentino Alfredo Roca Reserva (100% Malbec) ou um bom espanhol de Rioja 100% Tempranillo.

Bretão de Carne

Bretão de Carne

Sobremesa

Creme de manga. Para não pesar tanto, uma sobremesa com frutas e geladinha vai ajudar a dar o clima desse dia.

Creme de Manga com creme de leite

Creme de Manga com creme de leite

Pra harmonizar a sugestão é um vinho branco de sobremesa, sugestão: Don Nicanor colheita tardia (Sauvignon Blanc, Torrontes e Sauvignon Gris). Mas se quiser fechar a noite com um Champagne boa opção a Deutz Demi Sec. Se preferir pode optar por um Lambrusco Bianco Amabile.


'Mais uma ideia para o dia dos namorados' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here