Fazer um bolo na China

Shit happens. All the time. Everywhere

Cresci achando que melhor do que pedir desculpas é não errar.

Isso gerou alguns anos de terapia, óbvio, mas também uma visão muito prática perante nossas falhas. O que fazer com nossos erros? Como gerar um plano B rápido e bom? Ou como lidar com uma receita que deu errado?

Na maioria das casas chinesas não existe forno. Os cozidos são sempre feitos no vapor. Ou em panelas vindas diretamente da Idade Média. 

(Não sejam ansiosos, vocês já irão entender o motivo desta explicação)

Minha mãe é boleira. Na verdade, ela é mágica, faz a comida simples e cotidiana ser elevada apenas pelo sabor. Sinto falta da comida dela e evidentemente de comer um bolo com sabor e personalidade.

Juntando essas duas informações, vocês podem concluir que tenho dois fornos elétricos em casa. É claro!

Mas nunca havia feito bolo. Não considero agregar leite a misturas glúten free como fazer bolo. Sou uma purista.

Então armada de uma mensagem de voz com a receita, um sono descomunal e minha saudade do Brasil, fiz meu primeiro bolo na China. E deu errado.

ovo chines (Copy)

Ingredientes na China, reparem como o ovo é pequeno.

A massa crua ficou ótima, aliás adoro massa crua e segundo minha mãe, na eventualidade de eu me casar, chovera cântaros. Dizem que no casamento de quem raspa panela/vasilha chove cântaros. O dela quase foi cancelado de tanta chuva!

massa bolo

Massa deliciosa. Adoro o azedinho de massa crua!

Mas … o bolo não cresceu! Meu.bolo.nao.cresceu!!!!! Ficou lindo, coradinho e nanico!

Aí eu já tinha acordado cedo, tinha farinha até no cabelo, Caetano Veloso já esta rouco de tanto cantar no repeat, meu bracinho já estava dolorido de bater o bolo. Havia criado várias hipóteses para o fracasso do crescimento da massa (estava menstruada, o fermento estava velho, baking soda quem sabe não é fermento, etc, etc) …. só me restava fazer o melhor do com o que tinha em mãos, um bolo que não cresceu.

Bom, o bolo que não cresceu virou bolo molhadíssimo de laranja e alecrim. E ficou ótimo. E comemos sem parar. E acabou-se o que era doce em menos de uma hora!

bolo molhadinho

Resultado: bolo molhadíssimo com calda de laranja e alecrim. Quase queijadinha

Se o bolo não cresce, se a casa não tem forno, se o amor não corresponde, se chove no casamento, se a conta bancaria avermelhou, para qualquer problema tem sempre uma solução. Por isso minha mãe me ensinou a não pedir desculpas. Ela me ensinou a fazer o melhor do meu pior.

Jana

Jana


'Fazer um bolo na China' have 3 comments

  1. 08/26/2015 @ 07:55 Priscilla

    Fiquei com vontade, Jana…. Adoro laranja e alecrim…bjs

    Reply

  2. 08/28/2015 @ 15:42 Adriana (Nicinha)

    Jana, o bolo está com cara ótima! Eu tenho que criar vergonha na cara e começar a fazer bolos…quando bate a vontade eu corro na minha mãe! Saudades de ti! beijos!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here