Economizando na viagem

No começo do ano quando estávamos planejando nossa viagem à Italia com a super ajuda do casal de amigos Sal e Carina (grazie ancora!!), além das indicações de lugares, vinhos, pratos e passeios eles nos deram uma dica de ouro sobre assistência médica: o INSS tem convênio com alguns países o que nos dá direito a atendimento na rede pública destes locais sem custos!

É uma coisa simples mais que pouquíssimas pessoas sabem (nós mesmos não sabíamos): cidadãos brasileiros que pagam INSS, e seus filhos, tem direito a atendimento médico na rede pública de saúde em países que mantém acordos bilaterais com a nossa terrinha.

Atualmente o Brasil tem acordo vigente com Cabo Verde, Itália e Portugal.

Ótimo, não! A coisa é simples mas não é automática. Para fazer valer esse convênio, é necessário obter o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) em agências específicas do INSS, (consulte os endereços aqui). Lá é só apresentar documentos como passagem de ida e volta, CPF, passaporte, carteira de trabalho (para celetistas) e etc e depois retirar o documento que em geral fica pronto rapidinho. Confira a lista exata dos documentos e informações detalhadas no link aqui.

O certificado CDAM tem validade de até um ano e pode ser solicitado quantas vezes for necessário.

economizando na viagem

Seguro saúde para viagem, não dá pra ir sem!

Aí você pode perguntar, vale a pena? Bom, quando fomos para a Italia fizemos o CDAM. Felizmente não precisamos usar então não temos como dar uma opinião sobre o processo e atendimento médico, mas nossos amigos, Sal e Carina, utilizaram e disseram que é fácil e de boa qualidade.

Mas falando de valores, vale sim a pena. Para nossa viagem a Italia a cotação do Seguro viagem, na época, ficou em torno de R$500 para o casal. Fizemos o CDAM e como no começo do ano o euro estava R$ 3,50 economizamos uns 140 euros (ai que saudades desta cotação …).

Agora vou para Lisboa e de novo fiz um CDAM. Minha irmã mora em Lisboa e já usou o sistema público algumas vezes, ela conta que o atendimento é ótimo. Os postos são organizados e rápidos e os médicos bastante atenciosos. Então porque não economizar esta graninha?

Ah, uma coisa importante, é preciso fazer um certificado para cada país. No caso da Italia recebemos um certificado apenas para o período da viagem, para Portugal meu CDAM veio com validade de um ano!

Você pode preferir fazer um seguro assistência que oferece além da assistência saúde vários outros benefícios como concierge, assistência odontológica, seguro de bagagem, seguro de acidentes pessoais e etc. Mas de qualquer forma é válido e importante saber que temos direito a este convênio, afinal é uma possibilidade de retorno sobre um pouco da tributação pesada que pagamos, né.

Mas lembre-se, se for para outros lugares além dos países do acordo é necessário verificar a legislação e fazer o seguro solicitado. Para os demais países da Europa, por exemplo é exigido o seguro Schengen (se precisar fazer o seguro Schengen, a dica é que alguns cartões de crédito oferecem o seguro normalmente sem custo para quem compra a passagem internacional com o cartão, verifique condições e benefícios na Central de Atendimento do seu cartão/banco).

Fica então a dica, e logo volto com os causos de Portugal.

Alguns links sobre o assunto:

http://www.lavainana.com.br/#!saude-na-viagem/c10xx

http://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss

http://www.aquelapassagem.com.br/seguro-ou-assistencia-de-saude-de-viagem-necessarios-atencao-as-suas-regras/

Informações oficiais:

http://sna.saude.gov.br/cdam/

http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/assuntos-internacionais/assuntos-internacionais-acordos-internacionais-portugues/

http://datasus.saude.gov.br/images/Carta_do_Cidadão_FINAL.pdf

Tati Basilio

Tati Basilio


'Economizando na viagem' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here