É uma venda portuguesa, com certeza!

Sim somos completamente loucos por mercados, mercearias, empórios, feiras, adegas e tudo mais que remeta ao mundo das nossas paixões: panelas e taças.

Gostamos de descobrir lugares novos, estamos sempre procurando, perguntando e fuçando não só em São Paulo mas em todos os lugares que vamos. Mas, é claro que entre todos estes lugares temos alguns que são especiais. Lugares que como dizem no interior “garramos um amor”.

Esse nosso lugar especial aqui na Moóca, é a Casa Sagres. Mercearia de uma família tradicional portuguesa, simpaticíssima, que faz das nossas compras e visitas um momento ainda mais divertido. Toda ida lá é certeza de voltar pra casa com sacola cheia de novidades, boas energias e novas histórias.

Como a gente quase não gosta de um bom papo e a Tati tem o pé lá nas terras além mar, um dia desses pedimos para a Dona Ana, matriarca da família e comandante da Casa Sagres, nos contar um pouco desta história.

Ficamos tão apaixonados que queremos dividir com vocês.

Dona Ana e seu marido Orlando, deixaram a região portuguesa da Serra da Estrela, e vieram para o Brasil no início da década de 1960. A principal razão para saírem de sua terra natal foi a crise que sofria seu país com o governo do ditador Salazar (tempos duros, segundo Dona Ana).

O Brasil foi o escolhido para um novo começo pois na época éramos um país de oportunidades, principalmente para imigrantes como eles.

Com a indústria automobilística em franco desenvolvimento, logo seu Orlando conseguiu emprego na antiga fábrica da FORD, que ficava entre os bairros da Moóca e Ipiranga onde hoje é o Shopping Moóca.

Mooca antiga

Mooca em meados da década de 60. Entrada fabrica da Ford, Av. Paes de barros, Ônibus que circulava no bairro e fábrica da Antarctica.

Tudo ia bem, mas a veia comercial portuguesa e a inquietude de Dona Ana falaram mais alto e depois de muito insistir ela convenceu seu marido a sair da fábrica para tentar um novo negócio. Compraram uma barraca e começaram a fazer feiras de ruas, os filhos ainda pequenos neste inicio iam juntos e dormiam embaixo da barraca.

Pra gente hoje pode parecer loucura a troca mas naqueles tempos tudo se comprava em feiras: de roupas e sapatos, verduras, frios a ferramentas, utensílios domésticos e móveis. O comercio de rua, apesar de ser um trabalho duro, era um bom negócio.

Trabalharam em feiras paulistanas por mais 20 anos e gostavam bastante desta vida agitada. Mas com o passar dos anos começaram a surgir lojas, mercados e as grandes redes de supermercados e com isso o movimento caiu.

Velhos tempos da Casa Sagres

Dona Ana e Seu Orlando na (então) pequena Casa Sagres.

Como tinham bons clientes, fornecedores, experiência e não se imaginavam trabalhando em algo que não fosse um comercio decidiram abrir a Casa Sagres.

O endereço atual é o mesmo da primeira “portinha”, mas hoje a mercearia é bem maior, com muito mais variedade. Um parque de diversões pra quem curte, como nos, os prazeres de uma boa mesa.

O segredo de tudo isso, Dona Ana resume “O importante é ter bastante mercadoria, com bons preços e qualidade, além disso é preciso gostar do que faz, eu adoro trabalhar no comércio, é o que mais gosto de fazer…”, nos acreditamos que e a paixão desta família que faz toda a diferença.

Mas, esse foi só um primeiro papo. Já combinamos com Dona Ana e seu filho Carlos (que esta a frente da Casa Sagres com ela) que faremos nosso papos para conhecer mais historias, curiosidades e (claro) receitas, estamos loucos para aprender novos pratos lusitanos. 

Ah,  duas coisas muito importantes – sobre as fotos antigas do bairro, elas são acervos dos blogs/sites:

saopauloantiga.com.br 

portaldamooca.com.br 

moocasaudosamooca.wordpress.com

E caso queiram dar uma passada para conhecer estes simpáticos portugueses, suas histórias e aproveitar para comprar umas coisinhas a Casa Sagres fica na Rua Natal, 931 – Mooca 😉

Mauro & Tati

 


'É uma venda portuguesa, com certeza!' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here