Sais aromatizados para dar de presente no Natal

Dica para um Natal sem crise

Acho que a gente nem precisa dizer que este ano, principalmente este finalzinho, tá puxado. No meio de uma baita crise, o Natal promete no máximo ter um bom velhinho magricela …

Aqui em casa aderimos ao modo “Salim” (rs) e estamos, como quase todo mundo, em total contenção de gastos. Como a Clara (filha do Mauro) não virá passar o Natal conosco, este ano não teremos o tradicional Papai Noel e combinamos que entre nós a troca presentes será somente em janeiro quando as lojas estiverem em liquidação.

Mas como a gente queria muito dar um presentinho para algumas pessoas que foram bem especiais neste ano, que para nós foi difícil porém cheio de coisas boas, saímos em busca de alternativas.

O insight acabou surgindo num papo na cozinha enquanto fazíamos um menu degustação de molhos para mini-hambúrgueres, que aliás ficou uma delicia (calma, logo vamos colocar as receitas aqui). Enfim no meio da bagunça das alquimias pensamos porque não fazer algo de cozinha para dar de presente? Afinal nada poderia representar melhor a gente e nosso momento.

Tá, pode até parecer piegas mas acreditamos sim que cozinhar é um ato de carinho e nada melhor que dar um mimo cheio de carinho para quem a gente gosta!

Bom, ideia tida. Mas e aí o que fazer? Pontos importantes que tinham que ser considerados: precisava ser algo barato (apesar do carinho temos a crise!!), não poderia desmontar com transporte e nem estragar rápido porque vamos para o interior em breve e parte dos presentinhos vamos dar para o povo de lá.

Aí o Mauro, que é apaixonado por sais (na verdade ele é louco por qualquer tipo de tempero), sugeriu: vamos fazer sais e azeites aromatizados. Pronto!

Com mimos definidos, hora de ir as compras. Como a proposta era fazer algo gostoso e barato fomos nos nossos locais preferidos – zona cerealista para especiarias, por lá sempre compramos na Casa de Saron e no centrão para comprar os potes e garrafas de vidro (em nossas pesquisas o melhor preço e variedade foi Casa das Essências).

especiarias, temperos, sal e azeite

Organizando as compras para começar

Compras feitas, fomos pra cozinha. Fizemos cinco sais e três azeites diferentes. Vamos aos sais:

1 – Sal para o dia a dia

Sal grosso (½ xícara) + 1 colher de sopa de cada uma das ervas: salsa, cebola e cebolinha (todas desidratadas).

2 – Sal para peixes

Sal grosso (½ xícara) + lemon pepper (2 colheres de sopa) + coentro em grão moído em pilão (1 colher de chá) + 1 colher de sopa de cebola desidratada.

3 – Sal para carnes

Sal grosso (½ xícara) + cebola desidratada (1 colher de sopa) + 1 colher de chá de cada um dos temperos: pimenta calabresa + alho em flocos + alecrim, todos desidratados.

4 – Sal Mix de ervas

Sal grosso (½ xícara) + ervas de Provence (1 colher de sopa) + 1 colher de chá do mix de pimentas (do reino preta e branca e pimenta rosa) moídas no pilão + folhas de 2 galhos de alecrim fresco.

5 – Sal a italiana (ideal para pastas e molhos)

Sal grosso (½ xícara) + 1 colher de sopa de cada um dos temperos: manjericão, orégano, salsa, cebola + alho e pimenta calabresa 1 colher de chá de cada, todos desidratados.

É só misturar todos os ingredientes. As medidas usadas foram considerando potes de vidro (que conserva melhor os aromas) de 170grs.

Sal aromatizado com ervas e cebola desidratada

Fácil, fácil

Para os azeites usamos garrafas de 500ml, mesmo tamanho que costumam ser vendidos nos mercados. Seguem nossas combinações:

1 – Azeite fresco

Azeite (500ml) + 2 colheres de sopa de sal grosso (se quiser pode usar Flor de sal que também fica bom) + raspas e pedaços da casca de meio limão Siciliano + lemon pepper (1 colher de sopa) + um ramo de alecrim fresco.

2 – Azeite picante 

Azeite (500ml) + 2 colheres de sopa de sal grosso + alho e pimenta calabresa desidratada 1 colher de chá de cada + 1 pimenta de moça inteira.

3 – Azeite mais verde

Azeite (500ml) + salsa + cebolinha +manjericão + orégano 1 colhe de sopa de cada.

Azeites e sais aromatizados

Azeites e sais aromatizados já nas embalagens para presente.

Nossas combinações são apenas sugestões pois neste caso não tem como dar errado, então não fique preso. Você pode fazer várias combinações com suas ervas e temperos preferidos mas é importante considerar alguns truquezinhos básicos:

Para carnes vermelhas: picância e acidez realçam os sabores, então escolha temperos como pimentas aromáticas, alho, cebola e ervas aromáticas (em pouca quantidade), sabores defumados também ficam interessantes para dar um toque de “churrasco”.

Para peixes: acidez e refrescância são essenciais, raspas de limão, ervas com aromas mais frescos (cheiro verde, coentro, salsinha). Se quiser dar um up um toque de pimenta do reino vai bem.

Para carnes de caça (carneiro, coelho, perdiz, javali): vá de ervas aromáticas mais fortes como: alecrim, hortelã, tomilho, ervas de Provence elas além de realçar o paladar vão ajudar a reduzir o aroma original forte que algumas destas carnes tem.

Para molhos vermelhos (e aqui é nosso lado italianíssimo que fala rs): busque por ervas com aromas de campo como: manjericão, manjerona, salsa, orégano, alecrim. Elas casam muito bem com o tomate!

Existe uma infinidade de combinações. Se você ainda não sabe o que dar de presente esta é uma boa dica. Mimo simples, gostosinho e carinhoso. Uma coisa importante, o ideal é deixar o azeite “curtindo” pelo menos uma semana antes de usar, se não der tempo de curtir antes avise seu presenteado 😉

Pra deixar ainda mais bonito você pode fazer rótulos ou inventar algo usando tecido, barbantes, sisal. Alguns sites disponibilizam arquivos de etiquetas grátis: World Label, Vamô lá em casa

arrumando as embalagens

Rótulo, barbante, tecidos … use sua imaginação.

Mãos a obra e bom Natal!!

Mauro & Tati



'Dica para um Natal sem crise' has 1 comment

  1. 23 de novembro de 2017 @ 8:52 pm samuel

    Adorei a postagem, simplesmente top!!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here