Bife à Milanesa

Apesar do nome deixar sua origem obvia, descobrimos que esta receita tem várias curiosidades.

Nascido na Itália como Cotoletta alla milanese, o bife à milanesa, ou simplesmente milanesa deve sua divulgação aos austríacos! De acordo com relatos históricos foi o Wiener Schnitzel, muito similar ao milanesa e um prato típico da Áustria, que tornou a receita conhecida e por conta disso existe até uma disputa entre os países sobre qual dos dois é o original.

Inicialmente era feito com o próprio osso da costeleta e frito em manteiga. Hoje a receita mais tradicional é feita com vitela empanada em ovos e farinha de rosca e fritos em óleo quente.

Atualmente é bem popular em vários cantos do mundo e tem algumas variações. Em Portugal, os bifes panados ou panadinhos, podem ser feitos de carne bovina, carne de porco ou ainda com aves como frango ou peru.

O tempero pode ser apenas sal e pimenta, ou a carne pode ser regada com limão e aromatizada com alho (picado ou em pó). Os ovos e a farinha para empanar também podem ganhar um toque especial com adição de condimentos como pimenta do reino, salsa e etc. Na nossa receitinha usamos alguns temperinhos para dar um toque especial.

O bife à milanesa também é bastante versátil na hora de servir, ele pode ser o prato principal acompanhando uma típica pasta ao sugo, um risoto ou simplesmente arroz e legumes. Pode ser usado para fazer deliciosos sanduíches. Ou ainda como petisco para acompanhar um bom bate papo com uma cervejinha.

Mas chega de conversa e vamos a receita. Nós fizemos com carne bovina, mas você pode fazer com a carne que preferir.

Ingredientes (para duas pessoas, se for servido como prato principal)

400 g de carne filé mignon, coxão mole ou alcatra cortada em bifes não muito grandes

2 ovos

1 xícara de farinha de trigo 

2 xícaras de farinha de rosca

Óleo para fritar

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Tempere os bifes com sal (além do sal branco usamos também um pouco de sal defumado), pimenta-do-reino, azeite e reserve.

Para empanar coloque num prato a farinha de trigo, em outro a farinha de rosca e num prato fundo coloque os ovos e bata como se fosse fazer uma omelete.

Tempere os ovos batidos com um pouco de pimenta do reino e salsa desidratada. Nós não colocamos sal pois a carne já está temperada, mas caso ache necessário coloque uma pitada de sal.

Um a um, passe os bifes primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

Passe os bifes pelos ingredientes e pronto

Passe os bifes pelos ingredientes e pronto

É importante que em todas as etapas a carne fique bem coberta.

No final, quando passar pela farinha de rosca aperte bem para a camada ficar grossa, depois, de leve, dê uma chacoalhada para retirar o excesso.

Numa frigideira alta coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. Para saber o ponto da temperatura usamos o truque do palito de fósforo (coloque um palito no óleo, ele irá acender quando o óleo estiver na temperatura ideal).

Quando o óleo estiver no ponto, coloque os bifes na panela. Deixe fritar por aproximadamente 2 minutos, vire e frite por mais uns 2 minutos, até ficar douradinho.

Deixe escorrer um pouco no papel toalha e sirva a seguir.

Sirva quentinho com mostarda! Uhm Delícia!

Seja como prato principal ou como porção, o Milanesa é sempre uma opção deliciosa!

Nossa sugestão, se for servir como porção, é acompanhar o Milanesa de um Mix de Mostardas. Nós usamos aqui Mostarda Dijon, Mostarda com mel e Mostarda Alemã. 


'Bife à Milanesa' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here