Aperol Spritz, o clássico do verão

Seguindo a máxima de viver como italianos aproveitamos nossas andanças de reconhecimento de área e passeios para experimentar o drink em diferentes lugares. Claro que aproveitamos alguns bartenders para especular um pouco sobre a história do Aperol Spritz, acabamos descobrimos algumas coisas interessantes.

Aperol Spritz, o clássico do verão italiano.

Happy hour de verão com Aperol Spritz.

De acordo com registros o Spritz é um senhorzinho nascido no século 19, nos tempos da dominação Austro-húngara na região Friuli Venezia Giulia e Trieste – divisa com a Eslovenia.

Nesta época o termo Spritz designava a mistura de água com gás e vinhos (tinto ou branco) do norte da Italia. Diz a lenda que os vinhos desta região eram muito fortes para os paladares dos austríacos então para agrada-los inventaram esta nova receita.

O Spritz caiu na graça do povo e logo se espalhou pela Italia. Nesta migração acabou ganhando interpretações e até nomes locais., aqui em Brescia, por exemplo, você pode pedir um Pirlo que é o mesmo que Spritz.

No século 20, o Spritz assumiu sua definição atual – um cocktail à base de vinho feito com licor amargo (Aperol, Campari, Cynar, Fernet-Branca, etc) e um pouco de Soda (água com gás) ou Seltz (água com gás de Sifão).

O licor, além do leve amargor, dá ao drink sua personalidade e a cor. Agora, não existe uma única receita, a partir da definição geral cada região /local faz sua própria interpretação do Spritz.

Mas voltemos ao Aperol Spritz! De acordo com o site da Aperol a receita original é:

 3 partes de Prosecco

– 2 partes de Aperol

– 1 parte de Soda

1 uma fatia de laranja e muito gelo!!

Experimentando diferentes Aperols

Aproveitando o calor para criar nossa escala Aperol!

Nas nossas degustações vimos que existem variações, principalmente com relação ao vinho. Aqui perto de onde estamos costumam usar espumantes de Franciacorta, em Trento usam o espumante Ferrari. Outra variação, que ainda não provamos é o Aperol Spritz com Gin no lugar da Soda, parece interessante (e forte!).

Independente da versão, o Aperol Spritz é, sem dúvida, o aperitivo mais querido e consumido no verão italiano. O amor italiano é tanto que tem até edição especial de batatinhas com sabor Gengibre, ideal para harmonização com o drink, obvio que a gente provou! É de fato uma combinação bem interessante.

Aperol Spritz e San Carlo

Aperol Spritz com batatinha já é combinação deliciosa, com esta feita especialmente para harmonização fica ainda melhor!

 Nós já aderimos (felizes) a este costume rs …

Mauro e Tati



'Aperol Spritz, o clássico do verão' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Todas as imagens deste site são de propriedade de seus autores e sua utilização sem prévia autorização é expressamente proibida. Maiores informações: entrepanelasetacas@gmail.com

Paste your AdWords Remarketing code here